Shitake

Shitake 2017-01-11T13:18:21+00:00

Project Description

ShitakeShitake – Características e Princípios Ativos

O shitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível que é nativo do leste da Ásia. Esta espécie de cogumelo é atualmente a segunda comestível mais consumido no mundo e pode ser usado em sopas, molhos, saladas e até empanado.

Este cogumelo é muito nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Devido ao seu uso tradicional em medicamentos do povo asiático e sua disponibilidade, foram realizadas intensas pesquisas, sendo que várias já demonstraram que o Shitake possui efeito antifúngico, antitumor e antiviral.

Pensa-se que o efeito antiviral é dado pela habilidade do Shitake para produzir interferon e pesquisadores informaram que o consumo destes congumelos diminui o colesterol do sangue em níveis que chegam até 45%.

Em dois estudos em humanos, o colesterol baixou 6% a 15% quando a quantidade de Shitake consumida era de 9 gramas por dia, aproximadamente 10 cogumelos secos de tamanho médio.

Shitake cogumelo

O Lentinan, nome dado a uma fração de polissacarídeos altamente purificados de cogumelos.

Shitake, é uma droga aprovada no Japão, usada como um agente para prolongar a sobrevivência de pacientes em terapia de cancro convencional, como também em pesquisa sobre SIDA.

Adicionalmente, o Shitake contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades melhores que soja, carne, leite ou ovos, como também minerais em boa variedade e vitaminas A, B, B12, C, D e Niacina.