Pêssego

Pêssego 2017-06-21T12:28:59+00:00

Project Description

PêssegoPêssego – Características e Princípios Ativos

Os Pêssegos  ( Prunus persica ) são parte da família Rosacea e são originais do Norte da China.  É um fruto de médio tamanho, redondo e encontra-se coberto por uma pele fina e pilosa que se descasca facilmente. A cor da sua deliciosa polpa varia entre o amarelado e o esbranquiçado, caracterizando-se pelo seu sabor doce, sumarento e também pelo seu agradável aroma.

Uma variação muito importante do pêssego é a nectarina, um pêssego careca obtido pela mutação genética do gene do indumento (pêlo) pelo gene da pele suave. Esta espécie tem a pele de uma cor mais viva (entre o amarelo e o vermelho brilhante) e é geralmente mais pequena.

As sementes de pêssego contêm cerca de 44,47% de óleo, no entanto não são usadas como óleo de cozinha, mas sim como sabão ou no fabrico de fragrâncias.

Este fruto possui uma concentração modesta de vitamina C, um pêssego de tamanho médio pode fornecer até aproximadamente 10% da dose diária recomendada que é de 60 mg/dia.Pêssego

O pêssego também possui uma modesta concentração de carotenóides provitamina A, um pêssego de tamanho médio fornece aproximadamente 10% da dose diária recomendada (DDR) que é de 1200-1500 µg retinol/dia. Sabe-se que a vitamina A produz efeitos essenciais na visão, no crescimento, no desenvolvimento dos ossos, na manutenção dos tecidos corporais, no processo reprodutivo e no desenvolvimento das co-enzimas e das funções hormonais.

O pêssego produz um efeito protetor contra o cancro, pois um maior consumo de carotenóides, está relacionado com a diminuição do risco de contrair vários tipos de cancro.

O pêssego apresenta ainda bons teores de potássio, fósforo e de vitamina B, ou niacina, que é fundamental para o metabolismo da energia e para o sistema nervoso.