Noni

Noni 2017-07-17T13:39:40+00:00

Project Description

Características do Noni

Morinda citrifolia, normalmente conhecida por noni (da línguahavaiana), é uma pequena árvore da família das rubiaceae originária do Sudeste

Asiático, tendo sido transportada pelo homem através da Ásia Meridional, Ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa e mais

recentemente dos países da América Central.

A árvore cresce até os 9m de altura, tanto em florestas tropicais como em terrenos rochosos ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca, sendo portanto encontrada numa grande variedade de habitats.

Possui folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas. Esta planta dá flores e frutos durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas e o fruto é oval e pode atingir entre 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca. Tem um forte odor quando colhida e contém muitas sementes que normalmente são ingeridas depois de assadas.

Benefícios do Noni

São-lhe popularmente atribuídas (ao fruto e seus componentes), em diferentes culturas, variadas virtudes medicinais e terapêuticas.

Um estudo recente descobriu que a fruta noni é 40 vezes mais potente que o sulforafano, um composto anticancerígeno e antimicrobiano. Também inibe o “mau” colesterol, é um anti-inflamatório natural e tem efeito antidepressivo.

Na China, Japão e Tahiti várias partes da árvore (flores, folhas, frutos e tronco) são usadas para tratamento da febre, problemas da pele e tratamento dos olhos, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores desta planta aquecidas e aplicadas no peito curam cólicas, náusea e tosse. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.Fruto Noni

Na Indochina, o fruto é aplicado no tratamento da disenteria e asma. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas de ossos. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus e o extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias, sendo que, nos Estados Unidos e Canadá, o noni é anunciado também como produto dietético.