Mirtilo

Mirtilo 2017-01-11T13:18:20+00:00

Project Description

MirtiloMirtilo – Características e Princípios Activos

O mirtilo é o fruto de uma planta da família Ericaceae, uma espécie arbustiva, de delicadas flores brancas ou cor-de-rosa no inverno, e que pode atingir de 1,5 a 3 metros de altura.

Esta fruta, utilizada em marmeladas, compotas e doces, detém um valor nutritivo indiscutível e nela encontram-se substâncias como taninos, ácido málico, ácido cítrico, pectina e ainda vitamina A, vitamina C e vitamina B em pequenas quantidades.

As bagas de mirtilo, ricas em substâncias medicinais e com um grande poder antioxidante, deram o nome a esta fruta de a “fruta da longevidade”.

Atua em casos de diarreias graves, no alívio de inflamações na boca e catarros, tendo já sido muito utilizado também contra febres.

Um dos seus componentes, a mirtilina, possui uma ação antibacteriana, sendo atualmente aceite como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente ingerindo o seu suco.Mirtilo

O Mirtilo é uma planta que também ajuda na restauração da pequena circulação e devido a isso é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e sindrome pré diabético.

Estudos recentes mostram que o mirtilo também é muito eficiente no combate aos radicais livres e ao colesterol mau no organismo.