Mangostão

Home/Ingredientes/Mangostão
Mangostão 2017-07-17T13:35:38+00:00

Project Description

Características do Mangostão

O mangostão (Garcinia mangostana) é um fruto esférico nativo da região tropical do sudeste asiático. A árvore deste fruto pode chegar até os 30m de altura, tem um crescimento muito lento, a sua madeira é castanha escura (quase preta) e é identificável pela sua forma erecta e coroa em pirâmide. O fruto possui uma cor entre o vermelho e castanho-escuro, manchado de amarelo, e a parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnudos brancos translúcidos com sabor bastante delicado.

O número de sementes por fruto varia de zero a três sendo, mais frequentemente, encontrados frutos com 1 semente. Tem uma casca espessa que deve ser cortada com cuidado para não ferir a polpa, suculenta, mole e com um sabor muito característico e suave. A parte carnuda é um pouco mais ácida e doce (ou agridoce) e mencionada como extremamente luxuriosa e deliciosa.

O mangostão é utilizado principalmente como fruto fresco e a sua semente é comestível depois de fervida em água. O córtex do fruto contém tanino, que é utilizado como tintura comercial, sendo que o pó do córtex seco é também usado como adstringente em casos de diarreia crónica e disenteria.

Princípios Ativos do Mangostão

O mangostão é conhecido pelas suas propriedades terapêuticas extraordinárias, no entanto só recentemente os investigadores começaram a descobrir as suas poderosas propriedades científicas.

A polpa do mangostão e a sua casca, em particular, contêm bioflavonóides, vulgarmente designados por xantonas, uma classe única de compostos biologicamente activos que possuem um potencial bioactivo. Estes actuam como antioxidantes e têm vindo cada vez mais a ser procurados pelas suas inúmeras qualidades e efeitos sobre o bem-estar.

Investigações sobre este fruto foram validadas através de milhares de artigos publicados em dezenas de países e, de acordo com as investigações, o fruto integral do mangostão é uma fonte de dezenas de diferentes xantonas.

Estas pesquisas sobre as xantonas indicam que são benéficas na prevenção e no tratamento de: alergias, infeções,  níveis de colesterol, inflamações, problemas da pele, desordens gastro-intestinais e fadiga. As xantonas, enquadradas no grupo de polisacarideos/gliconutrientes reforçam o sistema imunitário do corpo, porque exibem uma atividade super antioxidante,o que é benéfico para neutralizar os radicais livres no corpo.mangostão aberto

Hoje em dia mais de 200 estudos independentes suportam os benefícios do mangostão para a saúde. Não é de estranhar, por sua vez, que para além de uma grande concentração de xantonas seja rico em várias vitaminas e minerais, contendo ácido hidrocicítrico (um ácido que melhora a sensação de saciedade e auxilia na eliminação de gorduras), quinonas (possuem uma acção semelhante aos antibióticos), fenóis com propriedades anti-micóticas e ainda catequinas e estilbenos que são outros antioxidantes.