Laranja

Laranja 2017-07-20T11:36:17+00:00

Project Description

Características da Laranja

A laranja é o fruto que cresce numa árvore da família Rutaceae, a laranjeira (Citrus × sinensis). Este é um fruto híbrido, constituído na antiguidade com o cruzamento da tangerina com a cimboa.

A origem de plantas do tipo Citrus confunde-se com a própria história da humanidade, sabendo-se que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre o Sudeste dos Himalaias e a Índia, onde estão ainda hoje, em estado silvestre, variedades de cidreiras, limeiras , limoeiros, toranjeiras, pomeleiras, laranjeiras doces, laranjeiras amargas ou azedas e outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

Sabe-se que a laranja doce foi transportada da China para a Europa no século XVI pelos portugueses: é por isso que as laranjas doces são chamadas de “portuguesas” em diversos países, especialmente nos Balcãs.

Benefícios da laranja

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C, sendo este o nutriente mais importante da laranja. Apenas 2 laranjas diariamente fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa.

É um fruto energizante, laxante, ajuda na prevenção de infeções, controla a pressão sanguínea, combate o colesterol, estimula as funções intestinais, previne gripes e infeções, reforça as defesas do organismo, corrige a acidez excessiva do organismo e estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias.

Esta fantástica fruta pode também evitar o cancro da boca, estômago, diminuir o risco de um derrame e a probabilidade de um crescimento de células tumorosas. Também pode ajudar na obesidade, diabetes e doenças Laranjacardiovasculares.

Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém:

Calorias – 65kcal;  Proteínas – 0,6g;  Gorduras – 1g;  Vitamina A – 195 U.l.;  Vitamina B1 (Tiamina) – 135 µg;Vitamina B2 (Riboflavina) – 150 µg; Vitamina B3 (Niacina) – 0,25 mg;  Vitamina C 48mg; Cálcio – 45 mg;   Potássio – 36 mg;    Fósforo – 21 mg; Sódio – 13 mg;  Enxofre – 11 mg;                           Magnésio – 8 mg; Cloro – 2 mg;    Silício – 0,45 mg;  Ferro – 0,2 mg