Bergamota

Home/Ingredientes/Bergamota
Bergamota 2017-07-20T11:27:27+00:00

Project Description

Bergamota – Características e Princípios Ativos

A bergamota (Citrus reticulata), também conhecida como tangerina, mandarina, fuxiqueira, clementina, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. É uma antiga espécie selvagem nativa da Ásia (China, Índia e países vizinhos de clima subtropical e tropical húmido).

Popularmente, a bergamota é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. O valor nutritivo do sumo ou da polpa difere conforme a espécie, mas é geralmente uma ótima fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo, sendo que a vitamina C é essencial para o sistema imunológico e a vitamina A indispensável para a saúde dos olhos e da pele, bem como para o aumento da resistência a infeções. Para além dessas possui ainda vitaminas do complexo B, conhecidas por fortificarem os nervos.

A bergamota é considerada grande fonte de magnésio, um composto essencial ao ser humano, que desempenha um papel importante na síntese das proteínas, na excitabilidade dos nervos e na contratilidade muscular.bergamota amarela

Esta é uma fruta laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino.

Embora ainda não existam evidências científicas, é popularmente falado que o consumo de bergamota pode ajudar na hipertensão arterial, na prevenção da arterioesclerose e na prevenção de outras doenças como cancro, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.