Amora

Amora 2017-07-03T12:46:05+00:00

Project Description

Amora

Amora

Características da amora

A maioria das espécies de amoras é do gênero Rubus (frutos mais arredondados) ou o Morus (frutos mais alongados). Este é um fruto agregado, ou seja, é formado pela agregação de vários frutos menores denominados de mini-drupa ou drupete.

Podem ser brancas, vermelhas ou negras, e o seu tamanho é pequeno, medindo entre 1 a 3 centímetros, dependendo da espécie.

Acredita-se que as amoras sejam nativas da Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, no entanto, são cultivadas em regiões específicas. Uma das espécies mais comum é a amora preta, inicialmente vermelha e depois preta, quando bem madura.

Este fruto é uma boa fonte de ferro e vitamina C.

Benefícios e propriedades

As amoras foram e ainda são utilizadas com propósitos medicinais. Por ser uma fruta rica em cálcio, a amora é muito eficaz no combate a osteoporose e nelas estão ainda presentes grandes quantidades de antocianinas, que são encontradas no pigmento que dá os frutos suas cores.

Antocianinas são fortes antioxidantes que ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres e são também benéficos na prevenção de doenças cardíacas, cancro e derrames.Amora

As folhas da amoreira são utilizadas para fazer chá, muito útil no tratamento de diarreias, inflamações da boca e garganta, sendo que com o uso do chá de amora, pode-se também reduzir os níveis de açúcar no sangue, funcionalidade muito útil aos diabéticos.

A amora é uma fruta muito nutritiva e possui apenas 52 calorias em 100 gramas, cerca de 80% da sua composição é de água e contém boas quantidades de fibras (entre 3,5 e 4,7%).