Ameixa

Ameixa 2017-06-21T12:09:32+00:00

Project Description

ameixaAmeixas – Características e Princípios Ativos

A ameixa (Prunus domestica) é o fruto que cresce na ameixeira, esta fruta é conhecida por diversos nomes, que variam de acordo com o local onde ela é cultivada.

Consumida ao natural, seca, fresca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável muito apreciado em compotas, doces, sopas, geleias e purés.

Vários médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra doenças causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, como é o exemplo do reumatismo, da artrite, da gota, a arteriosclerose, a nefrite, entre muitos outros.Ameixa

Graças ao seu conteúdo em fibra (especialmente pectina), carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendando-se contra a prisão de ventre obstinada. Diurética como é, recomenda-se contra as afeções de caráter inflamatório das vias urinárias e no tratamento das afeções das vias respiratórias (anginas, catarros etc.)

A ameixa é indicada contra as hemorróidas e hipocondria e é ainda, “desobstruente” do fígado, desintoxicante do aparelho digestivo e “depurativa” do sangue, pelo que se emprega com êxito nas afeções febris do estômago e do intestino.