Acerola

Acerola 2017-01-11T13:18:21+00:00

Project Description

AcerolaCaracteristicas da Acerola

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também designada popularmente como cereja-de-barbados ou cereja-das-antilhas, teve a sua origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.

Este fruto nasce num arbusto que mede até três metros de altura. As suas flores (cor rósea-esbranquiçada), estão dispostas em cachos e possuem floração durante o ano todo.

A acerola quando se encontra madura, possui uma mudança de cor que vai do laranja ao cor-de-vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.

A acerola está dividida em duas secções: a acerola vermelha e a acerola laranja, a sua superfície é lisa ou dividida em três gomos, possui três sementes no seu interior e o seu sabor é levemente ácido, sendo o perfume semelhante ao da maçã.

Beneficios e principios activos

A acerola é uma planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas. Pode ser encontrada em comprimidos para ingerir, mastigar ou em solução bebível e os índios da Amazônia utilizam-na contra a diarreia e os distúrbios hepáticos.Acerola mäo

Exerce um efeito antioxidante (graças ao seu teor em vitamina C), estimulante em caso de doenças infecciosas, no tratamento e na prevenção de doenças infecciosas como a gripe, a síndrome gripal, a angina, os resfriados, a astenia (fadiga).

 

Uma acerola possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e principalmente a vitamina C, que em algumas espécies, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa, valor este que chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.