Açaí

Açaí 2017-07-17T13:44:29+00:00

Project Description

Açaí – Características e Princípios Ativos

O açaí é o fruto que cresce no açaizeiro, uma árvore da família das palmeiras que apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura. Este fruto é originário da floresta tropical Amazónica e os seus constituintes são: Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, cálcio, magnésio, fibras brutas, sódio, potássio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, vitamina E, vitamina C e antocianinas.

Devido aos seus inúmeros nutrientes, que conseguem satisfazer quase todas as necessidades do corpo humano, o açaí é atualmente referido como super alimento.

baga Açaí

A ação principal do açaí é de antioxidante, principalmente devido à presença das antocianinas, responsáveis pela acção anti-inflamatória e também pela melhoria do perfil lipídico (aumenta o bom colesterol e diminui o mau).

O açaí é uma conhecida planta medicinal que para além do seu efeito antioxidante, possui efeito vasodilatador, antinflamatório, tónico, energético, e o seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Também é utilizado externamente, geralmente em produtos cosméticos.