Açafrão da Índia

Home/Ingredientes/Açafrão da Índia
Açafrão da Índia 2017-06-21T10:28:05+00:00

Project Description

Açafrão da Índia, CurcuminaAçafrão da Índia – Características e Princípios Ativos

O açafrão da índia (Curcuma longa), conhecido também como Curcumina, ou ainda como Tumerico, açafrão-da-terra, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária do continente Asiático (Índia e Indonésia). A partir da planta obtém-se uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero do caril e o seu maior benefício é atuar como digestivo e ativador da função hepática.

O Açafrão da Índia tem como principal ingrediente ativo a curcumina, que ajuda a prevenir infeções, inflamações e cancro. A curcumina infiltra-se nas membranas das células individuais, reforçando-as perante ataques e ajudando a regular o metabolismo dentro da célula.

Foram ainda efetuadas outras pesquisas que associaram o Açafrão da Índia a benefícios no sistema cardiovascular, combate ao desenvolvimento de Alzheimer, sistema nervoso central e ainda a nível do reforço da imunidade. A nível oncológico são conhecidas as suas propriedades angiogénicas, estimulantes da apoptose ( morte celular programada).

Açafrão da índia, Curcuma

Os cientistas evidenciaram que o Açafrão da Índia  remove o beta-amiloide, a proteína responsável pelas placas que provocam alguns problemas cognitivos na doença de Alzheimer, sendo que também penetra as células cerebrais, fomentando um melhor funcionamento das mesmas.

Sobre a curcumina (principial componente ativo) já foram escritos mais de 5000 artigos de investigação, posteriormente publicados em revistas cientificas.