Pode a deficiência em vitamina D ser a causa da sua fadiga?

Alguns de nós exercitam-se, fazem uma alimentação adequada e trabalham duro para manterem os seus corpos. Mesmo que esteja com excesso de peso ou a tentar perder peso, levar um estilo de vida saudável é importante para a sua auto estima e saúde futura.

Infelizmente, estas pequenas coisas que esquecemos na nossa dieta podem acumular-se e causar problemas, mesmo que estejamos a comer bem e a fazer exercício.

Existem algumas deficiências relacionadas com vitaminas que podem espalhar o caos no seu sistema se você não souber ao que estar atento.

Apanhou sol suficiente?

A vitamina D é um nutriente importante para o seu corpo. Nós metabolizamos a luz solar e produzimos vitamina D. Isto ajuda-nos a ter energia, boa disposição e a desenvolver ossos fortes para evitar doenças tardias como a osteoporose.

Muitas pessoas apresentam Transtorno Afetivo Sazonal (SAD), um certo tipo de depressão que aparece nos meses mais frios do ano. Em alguns dos casos, a SAD é causada pela deficiência em vitamina D que ocorre quando o tempo que passamos ao ar livre diminui devido às baixas temperaturas. Em muitos locais, um termómetro a baixar significa menos luz solar. Quanto menos tempo você estiver exposto à luz solar direta, menos vitamina D o seu corpo pode absorver.

Tomar regularmente multivitaminas contendo vitamina D não é necessariamente suficiente para se conseguir a dose necessária. A melhor maneira e mais direta de obter vitamina D é a exposição solar. Para todos aqueles que têm pele clara, a exposição solar em demasia pode dar problemas. Se você tem pele clara, é melhor passar 15 minutos por dia ao sol com os ombros expostos. Uma lâmpada UV pode ajudá-lo durante os meses frios de Inverno.

vitamina d Sol

Se tiver deficiência em vitamina D, alguns dos sintomas podem incluir:

– Lentidão. A fadiga é um dos primeiros sinais e pode ser extrema se os seus níveis forem muito baixos.
– Perda de densidade óssea / ossos fáceis de partir. Nas crianças, este tipo de deficiência em vitamina D é chamado de Raquitismo. Nos adultos, é designada por Osteomalacia. Se os seus ossos partidos não estiverem a recuperar normalmente no tempo esperado, a deficiência em vitamina D pode ser responsável.
-Dores corporais. Algumas vezes essas dores podem ser severas. Podem também estar associadas a espasmos corporais. Alguma vez sentiu os seus olhos tremerem (terem espasmos) de uma forma estranha e inexplicável durante dias ou semanas? A Vitamina D pode ser a responsável por isto.

Infelizmente, muitos destes sintomas imitam outros estados de saúde- alguns graves. A falta de Vitamina D partilha alguns sintomas semelhantes com a Fibromialgia, por isso podem ser mal diagnosticadas. Se estiver a sentir alguns dos sintomas acima descritos, é importante ir ter com um médico. A falta de Vitamina D pode ser diagnosticada através de análise ao sangue.

Na nossa sociedade, pessoas de pele clara foram ensinadas a ficarem no interior dos edifícios ou a usarem fatores solares altos, por forma a evitar escaldões e possíveis cancros de pele no longo prazo. O importante é reforçar a sua dieta e exercício encontrando um meio termo. Todos devemos obter doses apropriadas de Vitamina D, mas é importante fazê-lo baseado no seu tipo e tom de pele e tomando em conta as condições climatéricas sazonais de onde vive. É importante falar com um profissional de cuidados de saúde se tiver perguntas ou preocupações relativamente ao que é melhor para o seu tipo de pele.

Vitaminas Ariix

Um complexo de nutrientes essenciais. Um suplemento vitamínico composto por todos os elementos necessários a uma nutrição completa e equilibrada, colmatando as carências nutritivas dos alimentos de hoje em dia.