Nem toda a alimentação saudável tem de se restringir ao clássico de salada e frango grelhado. As sementessementes e frutos deixaram de ser encaradas apenas como «comida de pássaro» e também passaram a ser usadas na alimentação. Na equação alimentar, são consideradas “superalimentos” e começam aos poucos a invadir os menus dos restaurantes e as prateleiras de supermercado. Pelas características que apresentam, as bagas e as sementes ajudam a controlar doenças como a diabetes, fortalecem o sistema imunitário, além de serem, em termos nutricionais, mais indicados para uma dieta de emagrecimento. 

Vídeo da entrevista da TVI com a nutricionista Mafalda Almeida sobre 5 “superalimentos”

Clique aqui e veja o vídeo

A nutricionista Mafalda Almeida apontou cinco alimentos anti cancro importantíssimos para a alimentação que, pela riqueza em ómega 3 e em antioxidantes, ajudam na prevenção da degeneração celular que origina os potenciais tumores. 

Bagas de Goji: estas bagas, provenientes da gastronomia chinesa, já foram utilizadas como um alimento medicinal no tratamento da diabetes e da hipertensão. Contêm antioxidantes que trazem benefícios para a pele e assemelham-se muito aos frutos vermelhos no que toca a polifenóis, que ajudam a normalizar a pressão arterial.  

«Elas têm muito interesse até para pessoas que praticam desporto todos os dias, ou com frequência, e que naturalmente têm maior oxidação do sangue, que provoca um envelhecimento da pele mais precoce. Até para pessoas que trabalham em ambientes fechados, com ar condicionado, em escritório, fazem todo o sentido porque fornecem essa proteção contra esse envelhecimento da pele e do corpo», diz Mafalda Almeida.

Frutos vermelhos: são todos os frutos que são de bagas e que são vermelhos. Por exemplo: mirtilos, amoras, framboesas, morangos, arandos, uvas. São antioxidantes. Os benefícios estão associados ao nível da proteção cardiovascular e da prevenção de todas as doenças, nomeadamente do cancro.

«Há estudos que indicam que pessoas que têm um AVC uma primeira vez, ao consumirem mais estes frutos num regime diário conseguem evitar todas as degenerações que o corpo tem e até uma possível reincidência», refere a nutricionista.

Sementes de cânhamo: apesar de serem chamadas de sementes, são na verdade pequenos frutos ricos em ómega 3, magnésio, potássio, ferro e fibra. São benéficas para a saúde cardiovascular, ajudam a normalizar a pressão sanguínea e combatem o colesterol. Contribuem para o bom funcionamento da atividade cerebral e fortalecem o sistema imunitário.

Sementes de chia e sementes de linhaça: a utilização destas sementes na confeção de refeições nutritivas tornou-se comum nos últimos tempos. São ricas em ómega 3, em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

E você sabia que a bebida MOA tem bagas de goji e frutos vermelhos orgânicos?bebida moa

MOA é a bebida disponível mais rica em antioxidantes. Mistura 34 frutos, plantas, ervas e cogumelos biológicos, escolhidos criteriosamente pelas suas características medicinais e por serem provenientes dos melhores fornecedores à escala mundial, contribuindo para uma nutrição mais saudável e equilibrada.

Clique aqui para conhecer melhor a bebida MOA!

Clique aqui para ler testemunhos de pessoas com a bebida MOA!