ANTIOXIDANTES
Todos já ouvimos falar em Antioxidantes e em como eles neutralizam os radicais livres, mas a maioria das pessoas não sabe realmente o que ocorre quando os consumimos.

RADICAIS LIVRES
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.

As lesões dos Radicais Livres, podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo ao aparecimento de várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e cancro.

Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de nos previnirmos conta a ação das moléculas dos radicais livres.Antioxidantes
Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente agem impedindo a formação das moléculas evitando a formação de lesões nas células, e ainda têm a capacidade de repararem as lesões caudadas removendo os danos e reconstruindo as células danificadas.

ALIMENTOS FONTES DE ANTIOXIDANTES
De entre os principais alimentos fonte de antioxidantes estão as frutas, legumes e verduras. Os antioxidantes encontrados na dieta alimentar e suas fontes são:

B-caroteno – presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.

Vitamina C – presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi. Vitamina E: presente em grãos e sementes oleagenosas, como gérmen de trigo, sementes de girasol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, lacticínios e óleos vegetais.

Flavonoides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.

Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.

Carotenoides e Vitamina A: Os carotenoídes são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoídes são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoídes e também em alimentos de origem animal.

Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.

FUNÇÕES DOS ANTIOXIDANTES
Estudos indicam que a Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos, também é atribuído à vitamina C o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livre associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de cancro como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o cancro retal ou de cólon.
Os flavonoides são responsáveis por “eliminar”os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares. O licopeno é o principal flavonoide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado à prevenção de vários tipos de cancro.
As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo I, cardiopatias e infeções virais.
Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo. É importante lembrar que é sempre bom consultar um nutricionista para uma indicação correta  da quantidade necessária de antioxidantes para cada individuo, e que os alimentos podem ser utilizados como auxiliadores na prevenção e tratamento de várias doenças, e não devem ser substitutos de medicamentos e outros tratamentos indicados por um médico.