noniA árvore do noni é de pequeno porte e da família das rubiaceae. É originária do sudeste asiático, tendo sido difundida pelo homem através da Ásia Meridional, ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa, Porto Rico e mais recentemente a República Dominicana. O Taiti continua a ser o local de maior cultivo.

A árvore do noni dá flores e frutos durante todo o ano. A fruta contém muitas sementes e tem um forte odor quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo. O noni cresce numa grande variedade de diferentes habitats.

Um estudo recente descobriu que a fruta noni é 40 vezes mais potente que o sulforafano, um composto anticancerígeno e antimicrobiano. Também inibe o “mau” colesterol, é um anti-inflamatório natural e tem efeitos antidepressivos.

O noni contém antraquinonas com ação sobre o cancro do pulmão e cólon. Um dos seus destaques vai para o damnacantal, uma antraquinona citotóxica com ação em vários tipos de cancro, nomeadamente, o colo-retal.

É também rico em xeronina, uma enzima que estimula a redução da pressão arterial elevada.

Esta enzima melhora ainda a função da tiroide e timo, levando o sistema imunitário a produzir linfócitos T.

Esta planta, praticamente desconhecida em Portugal, contém ainda escopolamina e escopoletina, dois alcaloides com ação na regulação do sistema nervoso, com efeito antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso.

A vitamina C, inúmeros minerais, aminoácidos e enzimas fazem do noni um alimento completo.

 

Principais indicações desta planta para a saúde:

– É imune estimulante, sendo um aliado no tratamento da diabetes, com especificidade para a hiperglicemia agravada pelo stress.

– É um relaxante muscular, reduz o stress e melhora o sono.

– Previne e é coadjuvante no tratamento de vários tipos de cancro.

– É útil no alívio de dores do estômago e azia, no tratamento de náuseas, tonturas e vómitos do pós-operatório.

– É um protetor neuronal em doenças neuro degenerativas e na isquemia cerebral. Estimula a atividade cerebral e memória.

– É usado no tratamento da hipertensão.

– Tem propriedades analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

 

E você sabia que o MOA tem na sua composição a fruta NONI?

Clique aqui para conhecer melhor a bebida MOA!

E se quiser clique aqui para ler testemunhos de pessoas com o MOA!