A tensão arterial elevada é um fator de risco para doenças cardíacas e derrames. Como tal, é uma condição que é importante controlar.

A dieta pode ser uma ferramenta muito eficaz para a redução da tensão arterial. 

Garfo_frutas_vegetaisUma das associações mais convincentes entre dieta e tensão arterial foi encontrada num estudo sobre como a alimentação pode prevenir a hipertensão.

Este estudo examinou o efeito sobre tensão arterial de uma dieta que era rica em frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura e que restringe a quantidade de gordura saturada.

Os investigadores descobriram que as pessoas com tensão arterial elevada, que seguiram esta dieta reduziram a tensão arterial sistólica (o número superior de uma medição da tensão) em cerca de 11 mmHg e da pressão arterial diastólica (o número mais baixo) em cerca de 6 mm de Hg, algo semelhante ao que os medicamentos podem alcançar.

Mais recentemente, um estudo aleatório conhecido como o teste ideal de macronutrientes para a Saúde do Coração (OmniHeart) mostrou que as respetivas frutas e vegetais reduziam a pressão arterial ainda mais do que alguns dos hidratos de carbono que foram substituídos por gordura insaturada saudável ou proteínas.