Benefícios da corrida

//Benefícios da corrida

A corrida realmente chegou para ficar, o esporte se tornou muito popular. Cada vez mais pessoas aderem a esse tipo de treinamento com diferentes objetivos. Mas o que evolui com o treino de corrida? Algo que parece tão simples como correr pode ser muito benéfico em diferentes pontos.

Na corrida, dependendo de sua intensidade, pode-se dar ênfase ou variar o tipo de estímulo. Neste post vou falar da corrida, em sua fase aeróbia.

Quais os benefícios da corrida?

Para alegria geral da nação, a corrida consome gordura como fonte de energia, esteticamente falando, uma enzima chamada lipase quebra a gordura para se transformar em energia, para a saúde, a corrida diminui o número do colesterol ruim o LDL e triglicérides (ambos responsáveis pela formação da aterosclerose).

Em termos de desempenho, o corredor aumenta o tamanho do coração(hipertrofia excêntrica), o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos), isso aumenta a quantidade de sangue e consequentemente a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência e melhora na performance. Para a saúde essa modificação gera um menor batimento cardíaco e uma diminuição da pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

O coração e as artérias também são músculos, portanto, atividade como corrida, por exemplo, tem adaptações benéficas contra doenças cardíacas, por isso o treino tem que ser constante.

Saindo da parte cardíaca, a corrida por ser um esporte de impacto provoca um aumento de massa óssea, assim prevenindo e ajudando no tratamento da osteoporose. A corrida provoca o ganho de resistência muscular, podendo trazer para o praticante uma maior quantidade de contrações por um período maior.

25 Abril, 2016|