Muito provavelmente você já ouviu que uma dieta equilibrada é um dos elementos chave para uma vida com saúde. Tanto as mulheres quanto os homens devem desfrutar de uma variedade de alimentos, como grãos integrais, frutas, verduras, gorduras saudáveis, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura. Mas existem necessidades nutricionais especiais para as mulheres, principalmente durante algumas fases da vida.

Uma das complicações presentes no universo feminino é a relação entre a pós-menopausa e a osteoporose, as mulheres e os idosos estão no grupo com maior incidência da doença. Conforme a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo uma em cada três brasileiras desenvolve osteoporose após a menopausa. A doença provoca um enfraquecimento progressivo dos ossos, podendo ocasionar fraturas. Por isso é tão importante, especialmente para a mulher, manter uma dieta rica em cálcio, seguindo à risca ao longo da vida a ingestão diária recomendada desse mineral.

DICA: Além da alimentação balanceada, praticar exercícios físicos com regularidade é parte importante da saúde da mulher no combate à osteoporose. A atividade diária auxilia no controle do peso, da força muscular e gestão do estresse.